s e l e t a n d o ----> ?


quarta-feira, julho 20, 2005

Não! É a A!

Recentemente, deixei de ser apenas um desconhecido no cursinho. Agora sou conhecido pelas pessoas, mas não sei se a imagem que elas têm de mim é boa ou má.

Eu explico. Durante a faculdade, aprendi em umas três cadeiras, acredito, a estrutura do DNA. Eu sei que isso é matéria do Ensino Médio, mas, levando em consideração que ninguém aprende isso enquanto é adolescente, imagino que os professores da universidade já tenham se dado conta que é necessário ser explicado dezenas de vezes. Semana passada, resolvi uma questão sobre isso. Era uma ilustração de uma molécula de DNA com a representação geométrica de suas bases púricas e pirimídicas, acompanhadas de um número. Deveríamos identificar qual era qual. Segundo o professor, a resposta correta era a letra C. Eu não concordei. Segue o diálogo:

- Então, chegamos à resposta certa: letra C.
- Não! É a A.

Silêncio absoluto na turma. O professor - que é gente boa por sinal - olha para mim, encena uma risadinha, e pergunta:

- Mas por quê?
- Porque a número 1 deve ser uma purina, levando em consideração que ela tem dois aneis. Portanto, ela não pode ser uma pirimidina. O mesmo se aplica às outras bases representadas, só que de forma inversa.
- Uhr? Mas as pontes de hidrogêneo entre as fitas...
- Ficam corretas também! Olha só... Se tu voltar duas páginas atrás e der uma olhada na representação geométrica das moléculas dessas bases, vai ver que não tem como ser a letra C, mas sim a letra A.

Nisso a turma inteira já estava dando risadinha, não sei se de mim ou do professor, e eu só desejava que ele conseguisse entender o que eu estava tentando explicar. Ele virou a página... olhou para as moléculas... pensou...

- Sim... digo, não... mas se tu... hmmmmm.... é... tá certo... gente, é letra A. Valeu, amigo.

Respirei aliviado.

1 Comments:

  • Hummm, muito bem... a tua turma não deve estar te "achando o cara", possívelmente por pura inveja eles te odiarão do fundo do coração por muito tempo, em segredo.
    Eu te invejo sem te conhecer, como gostaria de dar um "show" no professor... Pati Barbie

    By Anonymous Anônimo, at 4:15 PM  

Postar um comentário

<< Home