s e l e t a n d o ----> ?


quarta-feira, março 03, 2004

Hoje o dia foi bastante cansativo, fisica e mentalmente.

Saí de casa perto da uma da tarde com destino ao sul da ilha, provavelmente Morro das Pedras. No ônibus conheci uma nativa (que na verdade era de Curitiba, mas já mora na região há 10 anos) muito prestativa que me aconselhou a descer perto da Lagoa do Peri e voltar até o início do Morro das Pedras pois a paisagem pela estrada é linda. Fiz como ela disse, mas antes dei uma volta na Lagoa do Peri para conhecer.

Ao chegar lá, conheci uma mulher baixinha e gordinha, que sorria encantadoramente. Seu nome é Bárbada, e, de fato, pela forma como ela pegou um galho do chão e saiu cortando o ar com ele, parecia uma remanescente do Hunos. Na verdade, ela é uma espécie de atendente de bar, administradora da reserva, guia, móveis e utensílios do local. Me mostrou no mapa que estava preso na parede as principais trilhas, inclusive a que leva à Cachoeira do Peri. Aconselhou, entretanto, que eu fizesse as trilhas usando tênis e com comida na mochila, pois são muito longas (duas horas a ida e duas horas a volta). Resolvi voltar outro dia e só fiquei em volta da Lagoa um tempo apreciando a paisagem.

Depois, fui caminhando até Morro as Pedras. Esperava muito mais do lugar. As ondas que batem nas pedras e jorram água a metros de altura provavelmente não dão as caras nessa época do ano, pois as que eu presenciei não levantavam mais do que trinta centímetros.

Resolvi caminhar até o início de Campeche. Ventava muito, mas era agradável, pois, ao menos assim, eu nem sentia o calor infernal que devia estar fazendo. Quando cheguei no meio da civilização que habita o Campeche me informei para saber como chegar à Praia da Armação e me disseram que eu teria que pegar um bus até o terminal e outro até essa praia. Nada feito! Vou a pé mesmo. Voltei todo o caminho até Morro das Pedras e fui pela beira do mar até Armação. Caminhada árdua, mas válida, pois a Praia da Armação é muito bonita. Matadeiro, que fica logo ao lado, é talvez uma das praias mais bonitas que eu visitei em Florianópolis. Pena que a tarde já estava acabando e eu resolvi voltar.

Foram praticamente quatro horas de caminhada. Sentei e fiquei olhando as ondas em alguns momentos, mas não conseguia ficar quieto muito tempo. Precisava andar mais. Quero conhecer todas as praias do sul: elas são muito bonitas. E também quero caminhar sozinho mais tempo enquano estiver por aqui. Estar sem-abandonada numa cidade como essa, cheia de praias é bom; ajuda a pensar. Quero voltar para casa com boa parte das idéias em ordem na minha cabeça. Espero conseguir...

E também espero que amanhã não chova... Lá fora está trovejando. Aqui dento também...


Matadeiro



Campeche



Morro das Pedras



Armação