s e l e t a n d o ----> ?


terça-feira, dezembro 31, 2002

Desde que cheguei aqui e eu e a Line começamos a dar umas voltas pelas praias para ver as pessoas e reparar nelas, percebemos que existem algumas coisas que nunca se pode fazer quando se está seletando na beira da praia. Segue aqui uma lista delas:

1. Nunca use sunga branca, por melhor que seja a sua bunda. Ela sempre fica transparente e o elemento surpresa vai embora.
2. Nunca deixe o biquini afundar na sua bunda, novamente por melhor que ela seja.
3. Nunca use sungas mais largas que você. Quando você entra no mar ela acaba parecendo uma sanfona, e por mais que você se esforce em fazê-la baixar ela sempre volta a posição original, grudada na sua cintura.
4. Nunca acerte uma bola de frescobol na cara de um seletável. Ele não vai gostar.
5. Nunca se afogue. Saber nadar é, muitas vezes, pré-requisito para você ser seletando na beira da praia.
6. Nunca jogue latinhas pra fora do carro. Além de ser uma coisa muito porca, pode atingir o carro de um seletável.
7. Nunca pergunte "vc não estava em São Paulo semana passada?" para começar um papo com um seletável que você não conhece. Você pode ouvir "não.. estive lá em maio e não lembro de te ver...".
8. Nunca fique preso em um engarrafamento, pois os seletáveis preferem andar a pé a pegar a sua carona. Afinal, uma caminhadinha de 45 minutos ao ar livre é sempre melhor que ficar 3 horas preso dentro do carro ouvindo música gauchesca.
9. Nunca pergunte para o seletável "mas o que você vai fazer numa praia de nudismo. Você pode ouvir o óbvio: "vou tirar a roupa, ora".
10. Nunca, nunca, absolutamente nunca deixe o seu seletável perceber que você está mijando no mar. Afinal, vocês um dia vão compartilhar uma banheira...

Por enquanto era isso gente. Esses dez ítem foram seletados após uma caminhada pela Lagoa da Conceição e um tempinho na Praia Mole. Espero que seja útil para todos vocês. Eu e a Aline desejamos a todos uma feliz entrada de ano e que tudo de bom se realize para vocês. Muitas seletadas e muitos seletáveis em 2003!

domingo, dezembro 29, 2002

Só pra avisar que estou em Florianópolis, na casa da Line. Talvez os posts agora demorem um pouco mais que o normal pra ficarem prontos, afinal, estamos fazendo trabalho de campo. Indo à praia, analisando pessoas e casais, e, claro, fazendo a manutenção da marquinha da sunga.

Mas falando em seletar, quando eu estava no onibus vindo pra cá, uma guria foi seletada no banco de tras. Ela chegou, perguntou se ele se importava se eela sentasse na janela, e a proxima coisa q eu percebo acontecer é os dois estarem juntos. Incrível! Agora até nos ônibus as pessoas estão seletando.

Não sei ainda quando volto. Não sei ainda se volto. Só uma coisa é certa: sempre seletando...

sexta-feira, dezembro 27, 2002

É pelos presentes que recebemos que vemos o quanto as pessoas nos conhecem.

Da minha irmã eu ganhei uma caixa de balas. Eu estudo Nutrição e mal como uma bala por mês, ou seja, vou demorar uma década pra comer essa caixa inteira.

Da minha mãe eu ganhei o livro de auto-ajuda "Os 100 segredos das pessoas de sucesso". Esse me deixou mais revoltado do que as balas. Primeiro pela minha mãe deixar entendido que ela acha que eu não sou um cara de sucesso. Segundo porque o livro é uma droga. Basicamente o cara diz que as pessoas só são felizes fazendo aquilo que realmente gostam, que não fazem coisas que as deixam entediadas e que não são estimuladas unicamente pelo dinheiro. E pensar que ele tá na lista dos mais vendidos. As pessoas compram qualquer coisa que seja escrita por um cara com PhD. Ainda bem que eu pude trocar o livro.

E o Natal de vocês, como foi?

segunda-feira, dezembro 23, 2002

O natal tá chegando e você aí, bem contente (ou nem tanto), seletando. Tira aquele bloquinho de anotações de dentro da pasta no meio do ônibus e começa a escrever um memorando (afinal, você já passou da idade de escrever carta) pro Papai Noel.

Caro Papai Noel, Santa Klaus, Weinachtsmann, Nicolau, ou seja lá qual for o seu nome:

Estou cansado de receber sempre com atraso o presente que eu deveria receber em dezembro, no natal obviamente. E ainda pior, ele sempre vem com algum tipo de defeito, com o número de recargas excedido ou com o prazo de validade expirado.

Você sabe muito bem do que estou falando. Quero alguém mais parecido comigo; alguém que pense da mesma forma que eu, mas não em todas as formas, pois reconheço que tenho meus defeitos, alguns deles até mais graves do que eu gostaria. Então eu gostaria de alguém que fosse igual ao meu lado positivo e pelo menos um pouco menos ruim do que eu naquilo que eu tenho de pior; mas não muito menos ruim do que eu, pois eu ainda tenho que ficar por cima da situação sempre que der.

Já pedi dezenas de vezes e sei que você sempre me atendeu. Eu só tenho que pedir direito. Quero alguém que goste de comida natureba durante o ano todo, mas que coma ruffles e tome coca-cola num ônibus lotado com uma mochila nas costas indo pra praia. Que leve uma vida saudável e que cuide do seu corpo e da sua alma da mesma forma. Uma pessoa que conheça o mal e o perigo e saiba lidar com eles, pois já foi parte deles. Não fumante.

Tem que gostar de mim. Isso é sem dúvida o mais importante. E isso não pode ser confundido com ter ataques de desconfiança toda vez que meu telefone tá desligado ou fora de área: confiança é fundamental. Pequenos gestos de carinho são bem-vindos, como um e-mail inesperado, um telefonema no meio da noite, uma

Lembro-lhe que tem que ser alguém que se vista bem. Nem de uma forma muito social, mas também sem calças rasgadas, a não ser que estejamos em um show dos Metais Pesados. Alguém que consiga combinar tons pastéis sem ser tedioso e que possa vestir uma bermuda desbotada com uma camiseta surrada e mesmo assim parecer gostoso.

Inteligência é uma coisa boa. Um Q.I. complementar já ta de bom tamanho. Por exemplo, que saiba coisas que eu não sei e que não saiba coisas que eu sei. Assim nós dois poderemos aprender um com o outro. Não me vem com uma figura que saiba tudo sobre tudo, pois senão eu vou me sentir inferior e não vai ser uma coisa muito boa. Tem que ter também um humor inteligente; ser do tipo de pessoa que sorri com o cérebro e não com os dentes. Falar no mínimo inglês e português, afinal, ensinam isso na escola.

A princípio é só isso. Como brinde, se tiver tempo pra arranjar outros atributos até o dia 25, eu queria também que me mandasse um cacto, que fosse caminhar comigo pela cidade, topasse um acampamento no meio do nada e que ficasse em silêncio quando fosse o momento das nossas almas conversarem.

Agradeço a sua atenção, Papai Noel, e aguardo o meu presente. Espero que tenha algo assim no seu almoxarifado.

Saudações Cordiais,

Seu Nome Vai Aqui.

quinta-feira, dezembro 19, 2002



Provavelmente, a maioria dos que estão lendo esse blog já estiveram nessa situação. Você conhece alguém pela Internet, conversam por dias, algumas vezes por meses a fio. A voz é perfeita; a foto, quando existe, é ótima (tirada em geral de um book fotográfico que nunca passou por agência alguma); até o e-mail é sugestivo fulano@iwannabeinlove.now. Quer mais pra marcar um encontro com alguém que você nunca ouviu?

Aí chega o dia do encontro. Para promover o nosso site, vamos supor que vai rolar no Seletando Bar, que vai ser inaugurado em alguns anos ou assim que acharmos investidores. Vários ambientes, uma pista de dança. Vocês marcaram perto da fonte (sim, lá vai ter uma fonte) às 10 em ponto. E às 9:55 você chega e fica esperando. E segue esperando. E a cada pessoa bonita que passa você pensa “tomara que seja você... vem... veeeeem”; e a cada feia você pensa: “xô... sai daqui coisa ruim...” Então a pessoa vai chegando... E vem na sua direção, decididamente. Nesse momento duas situações distintas podem ocorrer.

Situação 1: Um acidente. Foi isso que aconteceu com a pessoa que você ia encontrar, afinal, não tem como alguém ficar tão feio em tão pouco tempo. Ela disse pra você que a foto era recente. Mas como? Só um atropelamento faz um estrago desses em uma pessoa. E o que é aquele ovo saindo da testa? Seria um alien? Você não tem como fugir, a única situação é se atirar na fonte, mas isso chamaria mais ainda a atenção das outras pessoas e elas veriam quão abominável é a sua companhia e quão ensopado você ficou. Tudo que você pode dizer é “Oi!” e talvez inventar alguma desculpa do tipo “meu cachorro ta doente, só vim pra dar uma passadinha e já tenho q voltar”.

Situação 2: Você nunca viu uma pessoa tão linda na sua vida. É inacreditável a possibilidade de haver tanta beleza em uma única pessoa. Você quase cai na fonte de tanta emoção; só não o faz porque ia criar uma situação muito ridícula da qual vocês ficariam se lembrando pelo resto das suas vidinhas Disneyísticas. A foto realmente saiu do book fotográfico, aquele que já passou por todas agências. Você ainda descobre que essa maravilha fala Russo e Alemão fluentemente. Ao invés de Buá, disse Hello quando nasceu e agora, aos 25 anos, está aprendendo Japonês, pois não tinha o que fazer naquele sábado de manhã. Acha que todo mundo devia ter noções de física quântica no colégio.Tem um gosto musical variado e refinado e não entende como alguém pode ficar olhando as novelas da Globo. Claro que gosta de ver televisão, afinal, tem seriados realmente divertidos em outros canais e documentários fantásticos na sua TV por assinatura. Uma coisa que você começa a entender é por que essa pessoa mora tão isolada, num bairro afastado. Tanto conteúdo precisa de espaço e liberdade, e você não se importa em viajar alguns quilômetros para encontra-la.

Só tem um porém: tudo isso é demais pra você e, nesse caso, você é o objeto da situação 1.

terça-feira, dezembro 17, 2002

Voltei!!!
Como já sabem, estive em Porto Alegre...fazendo um tour básico, promovendo o site e discutindo ao vivo e in loco novas tecnicas de seletar...

Foi uma pena que esqueci minha maquina fotográfica, tinha q ter registrado minhas aventuras com uma mochila imensa nas costas pegando ônibus, atravessando ruas movimentadas e sem sinaleiras, etc...

Queria agradecer ao Ganso amado por ter me abrigado durante os dias que passei lá, e a mãe dele que é um amor e a vó que é um encanto e fez um almoço muiiiito bom no domingo : )

Adorei ter encontrado novamente o Ricardo, que além de lindo é muito querido e engraçado; e de ter conhecido o Nick e comprovar q ele é bem como eu imaginava qdo lia o blog dele!

Sobre o bar do seletando, estamos a procura de investidores...pq idéias temos várias...a começar pelo detalhe do publico alvo do bar, que atenderá gays e heteros pq nao queremos excluir ninguém, e já começamos a seletar quem irá trabalhar conosco! e os primeiros seletados foram o Marcos e a Fá Venezianos...temos quase tudo esquematizado já, viram?!

por hora é só, pois alguns memorandos aqui do trabalho se perderam e eu preciso encontrá-los urgente urgentíssimo!!!

A Line naum postou nada ainda? Imagino que ela nem tenha chegado em casa, apesar de já ser terça-feira. Então, houve uma reunião aqui em Porto Alegre com os autores do seletando (sim, ela veio pra cá). A reunião ocorreu em diversos lugares, desde a Lima e Silva até a Liquid. Fizemos um trabalho de campo bem rico e botamos em prática algumas teorias quanto à ciência de seletar. Foi estremamente proveitoso. Sem falar que a Line conheceu o Nick, escritor do Papo Furado, que tá entre os Seletados ali à esquerda. No fim das contas foi praticamente um intercâmbio.

Algumas coisas também foram decididas. Por exemplo, ainda vamos abrir o Seletando Bar, um espaço pra quem está seletando mais não sabe onde ir. Claro que isso depende de capital externo para iniciar o negócio, mas dinheiro é sempre um empecilho à parte: assim que se arranja, deixa de ser um problema.

Então é isso. A empresa tá crescendo e nós seguimos seletando.

quinta-feira, dezembro 12, 2002

Quando: uma tarde chuvosa de verão, próximo ao natal
Onde: nas dunas de areia

- Então, vocês estão saindo juntos mesmo?
- É, nós estamos. Eu te avisei que não ia esperar muito tempo.
- Sim, eu sei. Apenas imaginei que fosse demorar um pouco mais; tipo, ao menos um mês.
- Foi muito de repente. Eu estava triste, ele apareceu, me fez feliz de novo.
- Eu sinto muito. Não apenas por ele ter aparecido, mas também por eu ter deixado você triste.
- Tudo bem. Eu sei que também tenho a minha parte de culpa nessa história.
- Por que você nunca me disse isso? Poderia ter sido diferente.
- Porque sou orgulhoso e queria que você sofresse tanto quando eu.
- Conseguiu.
- Eu sei.
- E agora? O que pretende fazer?
- Continuar saindo com ele, ora. Mesmo sabendo que ele não é tudo o que eu espero. Mesmo sabendo que ele não me quer e que isso vai terminar mais cedo ou mais tarde.
- E depois?
- Depois vou conhecer outras pessoas. Vou me apaixonar mais. Ele vai continuar por perto, sempre me fazendo feliz quando eu menos esperar. Mas ainda assim ele não vai me querer.
- E eu?
- Você também.
- Eu também o que?
- Vai se apaixonar por outras pessoas. E eu sei que você também tem alguém, e que vocês tem bons momentos. E nós dois sabemos que esse alguém também não é só seu, e que vocês não ficarão juntos por muito tempo. Nunca ficaram. Mas sempre serão amigos. Vocês sempre se acham quando precisam.
- Como você sabe?
- E como você sabia?
- Estranho isso, não?
- Também não acho simples.
- E nós? O que tu acha disso?
- Acho que não temos mais o que conversar. Nem estamos conversando agora. Talvez em anos possamos sorrir um para o outro novamente. Mas isso é só um chute, não uma previsão.
- Isso você deixa pra mim, certo?
- Mesmo que você não acerte.
- Eu vou sempre lembrar dos nossos momentos juntos. De tudo que fizemos, embora por pouco tempo. Pode ser que eu não lembre exatamente, e sim a minha maneira.
- Isso é ótimo. Eu também vou. Talvez a parte que você esqueça eu possa te recordar mais tarde.
- Isso é um convite?
- Um palpite.
- Podemos nos encontrar aqui mais vezes, em dias melhores?
- Acho que você não vai querer. E eu não quero atrapalhar a sua vida também.
- E eu não quero acordar.

sábado, dezembro 07, 2002

Ah! :) Esse é o letreiro que o Nick fez pro nosso blog! ;) Se alguem quiser usar ele como um link no seu site, agradecemos ;)

If I could play an instrument
I wish it was your heart
Soft beats and loud achords
Fast moves and long notes

I write this poem
Cause I can't make you a song
One that might show
What lies within my soul

sexta-feira, dezembro 06, 2002

falando em kit maquina+gravador...aconteceu algo estranho hj, estava eu saindo de casa...e vou ver o q tem na caixinha de correspondencia, e tem uma embalagem rasgada de filme pra maquina, dos bons..kodak ultra!
qdo olho pro chão, tem um estojinho plástico transparente com um filme, usado, dentro!!!! adivinha se vou mandar revelar...copnto depois o q tinha!

outr apra coleção informática: aqui na ufsc rolam teclados abnt2, no qual estou escrevendo agora, e do nada todas as teclas de numero e algumas funções shift (arroba, porcento,...) pararam de funcionar...aih meu pai deu A DICA: pega ele nas extremidades laterais e dá uma torcida q volta a funcionar...fiz isso e agora ao teste: @ % 12345...uhuuu..não é q funcionou : ))

e arquivos continuam desaparecendo do nosso blog....alguém tá avacalhando com o seletando...só pode!!!

Da janela do ônibus – Parte II

Ontem eu tava bem contente no ônibus indo prum trabalho voluntário que to fazendo (sim, eu tenho um bom coração). Quando o ônibus parou na sinaleira que tem um pouco antes do viaduto da Borges, eu olhei pela janela (sim, eu sempre sento na janelinha) e vi algo ainda mais chocante que o cachorro cheirando a bunda do outro.

Era um cara mijando. No meio da praça, encostado na árvore. Bem a vontade. Com as pernas beeeeeem abertas. E ainda sacudiu o ditocujo antes de botar pra dentro (das calças). Atenção para o detalhe. Ele tava mijando na árvore, mas tiinha uma rua de um lado da praça, outra do outro lado da praça e mais uma que é meio transversal a essas onde elas acabam se cruzando (todo mundo ligou o módulo de imaginação em 3-D?). Isso tudo quer diizer: com certeza pelo menos 30% das pessoas que estavam passando por ali tinha acesso visual ao cara do carinha.

Claro, isso tudo aconteceu em segundos, e em seguida o ônibus começou a andar. Então ficou a pergunta: será que isso é um avanço ou um retrocesso da sociedade?

Filmes franceses continuam sendo horríveis!

Essa sócia... e esse agregado... sempre achando que o mundo é um lugar feliz e alegre para se viver. APONTAMENTOS! COMPROMISSOS! DEADLINES! AHHHHHHHHH! Mas e no fim, conseguiu o trabalho com a imaginarium (devemos cobrar pelo merchandizing?)?

E o lance da foto é real. Eu recebi já dois arquivos .doc de um carinha (que não vale a pena ser citado agora (ou EVER again) cheios de fotos dele. Por que não fazer um .zip com os .jpg? Eu acho bem mais simples... Ou manda tudo separado mesmo, com nomes do tipo “foto que tirei quando tava saindo do banho.jpg” ou “eu minha irmã e minha mãe na cozinha.jpg” ou então “pessoal da faculdade no bar comendo um pastel.jpg”. Fica bem mais fácil pra organizar. O problema é ler todo no nome do arquivo, que chega a virar título ou introdução.

E se tem algo que me deixa perplexo é essa gente que depois de receber uma foto nossa, passa a não mandar mais e-mails, mensagens, aliás, sequer aparece on-line. E a gente fica se convencendo que foram atacados por vírus, que o ICQ ficou louco ou que alguém roubou a senha do nosso e-mail e ta apagando só as mensagens DAQUELA PESSOA pois não querem que sejamos felizes no amor. Na real que nosso nome acidentalmente caiu na ignore list daquele ICQ. Acontece nas melhores redes.

Mensagem da semana: não assistam a filmes franceses.

sumiram alguns arquivos...do mes de novembro, pra que nao reparou...enfim, vamos ver se as instruções do blogger pra "missing files" funcionam : )

Parte I:
Conheci um cara na net q é produtor de 2 programas locais e enfim, e terça fomos (eu, socia, agregado e um amigo) assistir a gravação de um programa de culinária!!! era um dos meus sonhos...risos...e claro, saber se a comida preparada realmente ficava pronta e o pessoal comia...e não é q rola quase briga de foice pra degustar! qdo a comida fica boa, pq disseram q não é sempre e q tivemos sorte...e ainda por cima gravaram 2 programas...ou seja, 2 pratos...um era moqueca de peixe com camarão e o outro picanha assada acompanhada de pimentões amarelos recheados com provolone...ambos os pratos muito bons!!! acho q semana q vem vou de novo : )

Parte II:
sabe uma coisa q eu odeio? pessoas que se atrasam...e pior ainda, as que se atrasam frequentemente e já sabem q caso isso esteja pra acontecer é pra dar um jeito e me avisar, liga a cobrar, manda recado através do vizinho..não interessa...mas não me deixa esperando feito idiota.

agora deixa eu explicar o porque do comentário acima: quarta-feira tinhamos (eu, sócia, agregado) uma reuniao na Imaginarium - aquela loja que vende milhoes de coisas lindas a preços não tão lindos assim...pois é, o escritorio de criação deles é aqui em floripa, veja só que maravilha!

Continuando, a mulher que recebe o pessoal que quer mostrar seus trabalhos tem um dia especial pra isso, e vc tem q marcar um horário...e marcamos (a sócia, portadora do numero do telefone), as 9h30min, o agregado passaria pra nos pegar as 9h15min no máximo. Adivinha...9h25min e eu em casa (e pronta desde as 9h!), enfurecida ligo pra sócia e pergunto: kd o agregado? e ela, na maior paz: ahh tá chegando, daquia pouco estamos passando aí... e eu mais p da vida a cada minuto q se passava, respondi: vc já ligou pra mulher lá pra avisar q nós não vamos chegar a tempo?? mesmo pq é humanamente impossível agora!!! e ela deve ter mais coisa pra fazer do q ficar esperando por nós... e a sócia, mais uma vez na sua paz, responde: não...nem me liguei nisso e desliga o fone na minha cara, e me liga em seguida pra avisar q ligou e ela nos receberia as 10h.

Nessa hora, fui pro micro ver se tinha algo de bom no meu mail pra me alegrar, liguei o icq, e encontrei meu amigo australiano q me alegrou em tempo recorde...o que proporcionou apenas 20min de sermão no carro.

Parte III:
Seletar na net é engraçado...um cara mandou a foto dele num arquivo word...juro q nao entendo! se ele tem a foto pra inserir no word e sabe anexar um arquivo, pq mandar a foto dentro de outro arquivo??? o ganso disse q isso já aconteceu com ele..mas tenho q dizer q eu nunca tinha visto...cada coisa q aparece!
E o cara q eu disse q nao era um susto, qdo abri a foto...aparentemente ele nao gostou de mim, pq depois q mandei a minha nunca mais tive retorno dele...acho q vou precisar de mais um ano de terapia pra aceitar esse fato (qdo eu começar a fazer, claro...)

terça-feira, dezembro 03, 2002

Mais uma vez escrevendo do Laboratório do ICTA, com teclado ABNT2 (ugh!), esperando a aula prática começar. Eu ainda naum sei porque insito em vir na aula teórica, já que o balanço final dela naum é muito proveitoso. Como podem esperar que eu fique acordado na única aula matinal do meu curso? E daqui a pouco tem almoço no Le Rù e novas conversas alheias para ouvir.

Agora eu vo falar de uma coisa que todo mundo vê todos os dias mas que ninguem tem o hábito de falar a respeito. Tava no ônibus vindo pra cá e vi um cachorro mijando em um poste e outro chegou por trás e começou a cheirar a bunda dele. Todo mundo já viu isso. É uma situação um tanto regular na vida das pessoas. Digo, dos cachorros, pois é regular para as pessoas ver isso... e por acaso. Não que as pessoas procurem ver isso. Ao menos elas não admitiriam. Mas a questão não é essa...

Quando o cachorro chegou e começou a cheirar aquele que tava com a patinha levantada, mijando bem faceiro, ele parou de mijar, se virou rapidamente e olhou pro chegado com um cara de "que que foi? nunca viu alguem mijar num poste?" O outro respondeu com um olhar do tipo: "desculpa.. naum resisti.." Nisso o cachorro que teve a bunda cheirada continuou olhando pro outro... e ficaram se encarando .. naum muito amistosamente, mas também sem raiva nos olhares...

E nisso o ônibus saiu da parada...

domingo, dezembro 01, 2002

ontem encontrei meu pai no icq..e enquanto conversava com ele a minha mãe fazia um trabalho pra aula dela, quer consistia em observar uma pessoa por 20min e depois descrevê-la...num dado momento ela perguntou: filha, tu q teve aula sobre cores, me diz que cor são as tuas mãos...eu nao soube responder, meu pai via icq disse pra eu passar o código em CMYK, mas acho q a professora dela não ia entender a piada...
Foi então q meu pai comentou que ele teve q declarar pro governo que cor e raça ele era, e pra quem não conhece a peça..ele é ruivo e um piadista. Segue um copy+paste do dialogo q se seguiu:
pai:acredita que tive que declarar minha raça e cor pra universidade? eu ia responder que sou da raça ser humano (cerumano) e a cor varia do branco ao pink, de acorodo com a estação do ano...
eu: não deixaram vc colocar isso? risos
pai: Pois tive que entrar no site do gov, e escolher de um drop-down menu: branco, preto, pardo e amarelo. Nao tinha cerumano :(((
eu: nao tinha um "outros"
pai: tinha um "não declarado" pros indecisos
eu: escolheu esse?
pai: não, coloquei branco, pois estamos saindo do inverno...