s e l e t a n d o ----> ?


sexta-feira, janeiro 31, 2003

[o mundo animal]

pra quem não sabe, eu moro atrás de uma reserva ecológica...era uma vez um mangue o bairro onde eu moro, agora é o q eles chamam de "zona de transição" ou seja...ao aterrar parte do mangue, ele é "empurrado"pro lado...e o mangue mesmo ta um pouco mais adiante...

enfim, morando com um matagal logo ali do lado tem suas peculiaridades...eu por exemplo não tenho mais medo/nojo de vários insetos...alias, simpatizo com a maioria já...e cheguei no assunto da vez: lagartixas tb seletam....

como já explicamos, seletar eh um verbo de amplo uso..e há uns 3 dias eu fico observando uma lagartixa-baby, q está sempre por perto...andando pela parede q fica atrás do micro e ao lado...e tenho uma coisa a declarar: a pobrezinha é nao pega uma mosca ou insetinho qualquer! ela fica horas, seletando..em posição de ataque...e na hora: NADA! nao sei se fico com pena dela, pq uma hora dessas ela tem q comer algo senão morre...ou sei lá!
hj apareceu mais uma pequeninha, q era mais esperta e tava sem a cauda até (pra quem não sabe, lagartixas qdo em perigo de um predador se separam da cauda pra distrai-lo...a cauda se regenera em alguns dias)...essa era mais rápida e aventureira...estava sempre alerta e se movendo...se moveu tanto q foi seletar perto da lâmpada pq ali haviam mais insetos voando em volta! Mas ela pagou um preço por ser tao impulsiva...sinto informar-lhes..ela morreu queimada...alias, queimou uma das lâmpadas junto...deu um estouro aqui, fumaça saindo..cheio de plástico derretido...um horror...e a dita creio eu, não está mais presente!

No final das contas, temos uma lição na arte de seletar...é preciso encontrar o equilibrio, entre ficar eternamente seletando e ser impulsivo...ou algo assim ; )